Cirurgia para Correção de Fissura Labial

Lábio leporino


EVOLUÇÃO DA CIRURGIA: após a cirurgia para correção de fissura labial, é importante que você saiba que alguns fatores orgânicos vão interferir na evolução da mesma, em especial no mecanismo de cicatrização, cuja qualidade (melhor ou pior) estará intimamente ligada a fatores hereditários e hormonais, além de outros elementos que poderão influenciar no resultado final de uma cirurgia, sem que o cirurgião tenha qualquer possibilidade de interferência sobre eles.

Do que se conclui que a ação destes fatores, na evolução da cirurgia, não depende da atuação do cirurgião plástico, em razão do que não lhe será possível determinar e nem garantir resultados.

CICATRIZES: Como resultado da cirurgia existirá uma ou mais cicatrizes, que será(ão) permanente(s). Todos os esforços serão feitos para torná-la(s) o menos evidente possível. Contudo, conforme já informado acima, cada paciente terá sua própria qualidade de cicatriz, independente do bom trabalho do cirurgião.

Você deve estar consciente de que uma cicatriz é a consequência natural de uma cirurgia. Portanto, pondere bastante quanto à conveniência de conviver com ela, pois cicatrizes nada mais são do que indícios deixados em lugar de um defeito, anteriormente existente, na região agora operada. Se houver uma evolução desfavorável de sua cicatriz, e desde que a intervenção tenha sido realizada dentro dos padrões técnicos e cientificamente aceitos, lembre-se de que cada organismo produz uma cicatrização que é personalíssima, e portanto, pode ser diferente da cicatriz de outra pessoa, que se submeteu ao mesmo procedimento que você.

FASES DA CICATRIZAÇÃO: Para sua melhor compreensão, saiba como se dá a evolução de uma cicatriz. Três períodos caracterizam o processo de maturação de uma cicatriz, sendo que estes períodos podem variar de tempo, dependendo de fatores individuais, tais como: a região operada, a espessura da pele, substâncias tóxicas, hormônios etc. Assim, aproximadamente, pode-se dizer que:

• O período imediato vai até o 30º dia após a cirurgia; • O período mediato vai do 30º dia até o 8º ou 12º mês; • O período tardio, após o 12º mês.

Apesar da maioria já apresentar cicatrizes maduras nos 12 primeiros meses, alguns(as) pacientes apresentam modificações do aspecto cicatricial até mesmo após o 18º mês.

Ter sempre em mente que a colaboração do(a) paciente no pós-operatório e a observância das instruções dadas pelo cirurgião são de grande importância na obtenção de um bom resultado.


O que você precisa saber sobre o procedimento
Pré e pós operatório