O que você precisa saber
A ESCOLHA DO TAMANHO desejado não poderá ser definida com exatidão antes da cirurgia: o seu médico experimentará moldes durante a cirurgia, sendo um correspondendo ao tamanho idealizado, outro em um número acima dele e outro abaixo dele. A escolha final será baseada nas condições de acomodação e elasticidade de sua pele e dos músculos.
ASSIMETRIAS. Outro aspecto importante são as assimetrias. Todo corpo tem diferenças entre um lado e outro, sendo que muitas pessoas nunca notaram estas pequenas diferenças, até terem feito uma cirurgia no local. Esta diferença, se preexistente, permanecerá após a cirurgia, podendo ser mais notada pelo(a) paciente após o aumento proporcionado pelas próteses.
CICATRIZES existirão, e serão colocadas no sulco interglúteo, conforme será demostrado previamente para seu conhecimento e aprovação. Haverá ainda pequenas cicatrizes referentes aos drenos. As cicatrizes são definitivas e seu aspecto final dependerá das características próprias da sua pele nestas regiões. Mas, de qualquer maneira, estas cicatrizes ficarão aparentes e perceptíveis. Além disso, no início serão mais evidentes, normalmente melhorando com o decorrer do tempo. Em alguns casos poderá ocorrer a formação de quelóides, cicatrizes alargadas ou cicatrizes hipertróficas. Esse é um risco existente em qualquer procedimento cirúrgico.
ALTERAÇÕES NA SENSIBILIDADE e contratura capsular: Alteração de sensibilidade da pele local poderá ocorrer, podendo ser transitório ou definitivo. As próteses de silicone, após sua colocação, são naturalmente envolvidas por uma cápsula, o que é uma reação normal do organismo à presença da prótese (IMPLANTES): em raros casos, esta cápsula se torna vigorosa o suficiente para endurecer as nádegas e até modificar o seu formato, ocasionando um formato antiestético, endurecido e, às vezes, doloroso. Este evento recebe o nome de “contratura capsular”, podendo ser necessário realizar nova cirurgia, ou troca de prótese (IMPLANTES) e, em alguns casos, até a retirada da prótese (IMPLANTES), provocando flacidez local. Na eventualidade de um traumatismo violento sobre as próteses, é importante que seu médico seja avisado e possa avaliar o aspecto das mesmas para verificar sua integridade. As próteses (IMPLANTES) atuais contêm gel de alta coesividade e resistência que, mesmo em casos de ruptura, apresentam menor difusão nos tecidos.
TROCA DE PRÓTESE: alguns médicos recomendam trocar as próteses (IMPLANTES) a cada 10 anos. Não há consenso ainda sobre esta necessidade, até o momento.Uma sugestão cautelosa é fazer um exame anual com seu médico.
DURAÇÃO DO RESULTADO: o novo formato das nádegas não será para sempre, ou seja, estará sujeito às mudanças que a idade provoca nos músculos e na pele. Ao longo dos anos poderão estar indicadas novas cirurgias, com ou sem troca das próteses (IMPLANTES), na tentativa de oferecer um resultado próximo ao obtido anteriormente. Estes riscos e outros que serão mencionados devem ser perfeitamente entendidos e aceitos antes da cirurgia. Além disso, outros riscos poderão ser futuramente evidenciados pela dinâmica continuidade da pesquisa médica.
RISCOS Além dos riscos gerais de qualquer cirurgia e anestesia, as cirurgias de aumento glúteo com prótese (IMPLANTES) apresentam os seguintes riscos:
Dor local moderada ou severa, precoce ou tardia e até mesmo crônica, com extensão para a área das pernas;Aumento e/ou forma insatisfatórias (muito grande ou muito pequena);
Prótese (IMPLANTES) visíveis ou palpáveis;
Perda de um ou mais pontos (deiscência) pelo esforço e tensão local e/ou infecção;
Endurecimento e/ou deformação e/ou dor (por contratura capsular) de uma ou ambas as nádegas em qualquer época recente, tardia ou muito tardia, após a colocação das próteses (IMPLANTES);
Infecção e exposição da prótese (IMPLANTES)para fora da pele e perda da prótese (extrusão da prótese);
Movimentação da(s) próteses (IMPLANTES)provocando forma insatisfatória da(s) nádega(s);
Ruptura da prótese, durante ou após a cirurgia, com extravasamento de silicone, requerendo sua substituição;
Assimetria de forma e/ou tamanho (diferença entre uma nádega e outra) seja ela uma nova assimetria ou acentuação de uma assimetria preexistente;
Alterações na sensibilidade local, seja transitória ou definitiva, acúmulo de sangue ou líquido (hematoma e seroma) no local da prótese, requerendo drenagens no local ou reoperação precoce ou tardia;
Manchas na pele local ou à distância (rush cutâneo);
Eventual prejuízo e limitações para algumas práticas esportivas e absoluta impossibilidade para injeções intramusculares nas nádegas. O risco de problemas do tipo autoimune (artrite reumatoide, lúpus) não foi comprovado até o presente. O seu médico estará à sua disposição para explicar cada um deste riscos e o que poderá ser feito, caso estas situações infrequentes venham a ocorrer.
Riscos adicionais poderão vir a ser evidenciados, futuramente, pela pesquisa médica.
Caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.
Voltar