Otoplastia

O que você precisa saber sobre o procedimento


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

1. Tipo de anestesia: em crianças, anestesia geral. Em adultos, pode ser local com sedação assistida, ou outra, a critério dos médicos (cirurgião e anestesiologista).

2. Tempo de duração da cirurgia: quando bilateral, em média 60 minutos. Sendo unilateral, 30 minutos.

3. Período de internação: com anestesia geral, 24 horas. Com local, 3 a 6 horas.

4. Cicatrizes: a cicatriz desse tipo de cirurgia fica quase imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, próxima ao cabelo. No início podem ficar mais espessas e avermelhadas, melhorando normalmente com o passar do tempo. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase inaparente.

5. Dor no pós-operatório: geralmente, a dor é bastante suportável; se houver, será reduzida com o uso de analgésicos.

6. Náuseas: podem ocorrer nas primeiras horas após a anestesia.

7. Curativos: a proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, nos primeiros dias, com uma touca elástica (principalmente em crianças), o que previne traumatismos locais. Não deverá retirar a touca por, pelo menos, dois dias. Depois de retirada, deverá continuar usando-a em casa, ou quando for dormir, até completar 45 dias de operado(a). Se necessário, a orelha pode ser envolvida com uma fina película gessada, que será mantida pelo período de 2 semanas.

8. Retirada dos pontos: os pontos são retirados por volta do 7º ao 8º dia de pós-operatório, devendo ser agendados o dia e hora para tanto.

9. Resultado definitivo: é variável, de pessoa para pessoa, no entanto, após 12 semanas já será possível fazer uma avaliação; todavia a alta completa se dará após seis meses, quando o(a) paciente será submetido(a) a exame e novo estudo fotográfico para controle de qualidade dos resultados. Em casos raros poderá ser indicado pequeno ajuste, também denominado retoque ou refinamento da cirurgia e ou da cicatriz (caso tenha tendência para formar quelóides).

10. Lembrar sempre que um lado do corpo nunca é igual ao outro, assim, uma pequena assimetria é possível de ser observada, mesmo após a cirurgia, o que também ocorre com as pessoas que têm orelhas normais, já que não existe simetria absoluta na natureza.

RISCOS

A Otoplastia, além dos riscos gerais de toda cirurgia, bem como da anestesia, pode apresentar os seguintes riscos: assimetria de formas ou de posição entre uma orelha e a outra, alteração na sensibilidade local, cicatrizes aparentes e/ou do tipo queloideana, dor persistente, infecção nas cartilagens.

Qualquer sensação estranha ou alteração no local da cirurgia deve ser, de imediato, comunicada ao seu(sua) cirurgião(ã). Lembrete: Toda cirurgia com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar de um refinamento ou retoque. Converse com seu cirurgião sobre isto.


Cirurgia Plástica da Orelha
Pré e pós operatório